DISCRIÇÃO
Praticamente invisível por serem placas transparentes, aparecem muito menos do que os braquetes do aparelho fixo.
Não é exatamente uma área, e sim o conjunto de áreas da odontologia. Engloba procedimentos como: prevenção, profilaxia, avaliações clínicas e diagnósticos. Na avaliação com o clínico geral é quando traçamos um plano de tratamento.
Também conhecido como aparelho ortodôntico invisível, o Invisalign® é realizado através de uma análise digital e precisa, sem a aplicação de camadas de massas sobre os dentes.
O aparelho, além de ser transparente, é quase imperceptível. O seu uso é confortável, sem gerar aqueles cortes no interior da boca, o que prova aquela sensações desagradável, a ponto de não conseguir mastigar normalmente.
Além de trazer mais praticidade, o tratamento se inicia com o escaneamento da boca do paciente, em seguida é realizada uma simulação da movimentação na frente do paciente já na primeira consulta e planejamento ao vídeo 3D; e depois uma apresentação das etapas da simulação do planejamento ante da aceitação do paciente.
Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que possui solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes deixando o sorriso mais atraente e bonito.
Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros, sem muitas restaurações recobrindo o dente como um todo, o que se necessita sempre primeiro é uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental é mais indicado, como será realizado, e se existe a necessidade de algum tratamento prévio (precaução) para sua realização.
Além de trazer mais praticidade, o tratamento se inicia com o escaneamento da boca do paciente, em seguida é realizada uma simulação da movimentação na frente do paciente já na primeira consulta e planejamento ao vídeo 3D; e depois uma apresentação das etapas da simulação do planejamento ante da aceitação do paciente.
São usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal. São finas próteses de porcelana que são coladas na parte frontal dos dentes anteriores, proporcionando uma aparência natural e estética.
Os implantes dentários são pinos de titânio que substituem a raiz dos dentes perdidos. O implante dental serve de apoio para a prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. Os implantes dentários podem ser indicados para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.
Esta área da odontologia trabalha com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, estética e saúde bucal. Tem como principal objetivo a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. A reposição é feita por meio da confecção de próteses fixas (coroas) ou próteses removíveis (prótese total e parcial).
É o ramo da odontologia especializada em tratar a gengiva e o periodonto (tecidos que ficam em volta dos dentes - ligamentos, osso e cemento). As alterações patológicas que afetam estes tecidos são chamadas doenças periodontais - que englobam a gengivite e a periodontite (aguda ou crônica).
É o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes.
A odontopediatria tem como uma de suas principais funções, acompanhar e direcionar o crescimento correto da dentição e ossos da face. Engloba procedimentos como endodontia em crianças, ortopedia e ortodontia, estudo da cronologia de erupção dos dentes permanentes e esfoliação dos decíduos (de leite), acompanhamento e orientações de higiene bucal, aplicação tópica de flúor, entre outros.
É a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
A ortodontia pode ser dividida em ortodontia fixa (com braquetes colados aos dentes) e removível (aparelhos removíveis). No adulto, quando as bases ósseas estão muito discrepantes, indica-se a cirurgia ortognática. Na criança em desenvolvimento estas discrepâncias podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos.
Aqui na Odontologia Pancioli, trabalhamos com aparelhos metálicos convencionais, aparelhos autoligados, estéticos e alinhadores ortodônticos (Invisalign).
É a especialidade odontológica responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.
Em alguns casos na odontologia, temos que recorrer à tratamentos cirúrgicos. Normalmente, estes tratamentos são feitos no próprio consultório, com anestesia local.
Alguns exemplos de casos que podem necessitar de cirurgia são: extração do dente do siso (3º molar), sorriso gengival (lança-se mão da gengivectomia, ou aumento de coroa clínica), pouco osso disponível para a colocação de implante (necessidade de enxerto ósseo), a própria colocação de implantes, extração de dentes supranumerários, entre muitos outros.
A Harmonização facial em odontologia atua em toda a face, e engloba diferentes procedimentos estéticos referentes aos lábios, gengivas, tecidos adjacentes, e assimetrias faciais leves, que podem estar relacionados às funções dos músculos faciais, assim como expressões faciais e possíveis marcas de expressão.
Comparados com o tratamento ortodôntico convencional (fixo)
Praticamente invisível por serem placas transparentes, aparecem muito menos do que os braquetes do aparelho fixo.
Maior conforto por não necessitar fios e peças na sua mecânica, não machuca lábio, bochecha e língua.
Maior facilidade na escovação. Por ser uma placa removível, a higienização dos dentes não necessita de cuidados especiais.
Sem restrições na alimentação. No tratamento com Invisalign, não há contra indicações de alimentos.
Maior liberdade para praticar esportes, sem a preocupação de acidentes relacionados ao aparelho.
Pode ser retirado para realizar uma reunião ou ir a uma festa com mais confiança.